24 junho 2010

Chung Moo Kwan - Como surgiu nosso clã.

Chung Moo, é um estilo de Hap Ki Do, forte, seguro, e objetivo em suas técnicas. Baseia-se em finalizações curtas, não necessitando de muito espaço para lutar, podendo fazer suas finalizações a 1 m².

Outra característica do nosso estilo, é que devemos ter visão de quando fizermos os arremessos. Nosso adversários deve cair com a cabeça aos nossos pés, proporcionando uma finalização segura e mais fácil.

Entre vários estilos, o nosso chegou a Brasil pelas mãos do Grão Mestre Byung Il Lee (8º Dan), em 1990.

Grão Mestre Byung Il Lee foi o primeiro mestre a introduzir o Hapkido no sul do Brasil, trazendo consigo as técnicas chung moo kwan, ainda hoje praticadas na Coréia do Sul.

Todos os Clãs, seguem ao final com a palavra Kwan, que quer dizer, família (casarão).

Chung – Respeito Moo – Arte Marcial Kwan – Família

Mas como surgiu esse clã?

Chung Môo, era o pseudônimo de um grande samurai (talvez o maior que a Coréia já teve), o almirante Yi Sun Sin, da dinastia Yi, que viveu na Coréia de 1545 a 1598. Foi um grande herói da marinha, onde suas vitórias na época percorreram todo o mundo.

O Japão começou a atacar a Coréia no dia 27 de março de 1592, por mar, destacando-se os grandes combates nas ilhas Han San, Ko Je, Na Gol Fo, Nam Hae, entre outras...

Foram muitos os locais onde sua esquadra enfrentou os japoneses, e sempre saiu vencedor.

Era considerado um homem muito inteligente, ele próprio planejava os seus futuros combates, mostrando-se sempre determinado diante do inimigo.

Enquanto vivo, os japoneses nunca conseguiram dominar a Coréia, pois a sua tentativas eram sempre bloqueadas, sendo obrigados a recuar muitas vezes por terem os seus locais de concentração, e as suas reservas de alimento destroçadas pelo almirante Chung Môo.

Só então após sua morte, que foi por uma flecha no tórax, que os japoneses viriam a invadir a Coréia. A sua morte deu-se as 14hrs, no dia 19 de novembro, na batalha do mar No-Rang. Só um ano depois que sua morte foi confirmada no Japão, os japoneses conseguiram invadir a Coréia dominando-a por 36 anos.

Antes da sua morte, ele construiu um modelo de navio blindado, que se chamava Kobukson.

Por ser muito grande e forte, sua espada era pesadíssima, onde a qual ainda encontra-se na Coréia, sendo quase impossível algum coreano manuseá-la, devido ao seu peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor evite palavrões. Mensagens com palavrões serão excluidas